Punta Hermosa, Peru

Punta Hermosa é um distrito de Lima distante cerca de 40 km, considerado o paraíso do surf no sul do Peru. As suas ondas perfeitas atraem surfistas do mundo inteiro.  O acesso se dá pela Panamericana Sur, a principal estrada do Peru, entre as paisagens: dunas, praias e povoados agrícolas. Esta estrada se inicia no Equador e corta todo o Peru de norte a sul.

Panamericana Sur

Apesar de atrair muitos turistas e surfista, a impressão que eu tive é que não há muitos investimentos na região,  ruas de terra, algumas casas bonitas em frente ao mar, sem água potável para o banho e comida, a  água do chuveiro e da bica é a mesma do mar.

Punta Hermosa

Lá a paisagem desértica estava mais presente, muita areia, algumas pedras e a praia. Eu achei isso muito diferente e interessante. O que me fez lembrar das minhas aulas da sexta série, quando o professor de geografia explicou que os ventos úmido trazidos pelo mar se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, no caso os Andes, causando a existência de um lado desértico enquanto o outro é rico em vegetação.

Uma outra coisa interessante era o transporte que eu pegava para ir da pousada as praias, um moto-táxi que mais pareciam os riquixás indianos só que puxados por motos, este é o transporte é o mais barato e rápido.

Sempre que eu precisava comprar algo ou sacar dinheiro eu ia para Lurin que fica bem próximo de Punta Hermosa. Um grande mercado local que vende de tudo. Bom para conhecer a cultura local.

Sobre as praias:

– Playa de Punta Hermosa – é a praia principal, possui três picos para o surf: La Isla, Contick e Punta Rocas. Melhor hora para o surf é de manhã cedo que ainda não está crowd.

– Playa norte – boa para o surf, esta praia possui uma infra-estrutura um pouco maior, com vários chiringuitos (quiosque) foi nela que provei a Inca Kola (que tem sabor de chiclete), no quiosque El Gato, comi um petisco que pareciam amendoins mas eram milhos meio estourados com sal, bem interessante e depois comi lulas empanadas, estavam uma delícia.

Inca Kola

– Caballeros e Señoritas – uma ao lado da outra. Como todas as praias, ótima para o surf. São praias mais desertas e a areia é bem grossa.

– Punta Rocas – um pouco mais distante de Punta Hermosa (10min. no moto-táxi), no verão é a praia que mais bomba no verão, muita música alta, gente e quiosques. No canto direito é onde fica o pico para surfar, para quem gosta de apreciar o mar e o surf tem um espaço no alto com uma arquibancada, que foi feita para os juízes dos campeonatos de surf.

Estadia:

Eu fiquei na Posada Luisfer, quem comanda a pousada é a esposa dele. A parede da pousada é famosa por ter pintada uma grande onda. Os quartos são simples, mas confortáveis. Paraíso dos brasileiros. Na estadia está incluído café da manhã, almoço e jantar. Importante comprar um galão de água mineral.

Outra pousada bem recomendada é o Hostal Casa Barco.

Dica para surfistas:

Os peruanos adoram as pranchas brasileiras, pode ser uma boa vender a sua prancha lá, para não voltar com peso e ter que pagar a taxa da cia. aérea.

Post navigation

26 comments for “Punta Hermosa, Peru

  1. Koji
    17 de outubro de 2012 at 21:17

    Ola! Bacana seu blog, bem resumido e interessante os detalhes de cultura descritas. Uma pergunta, ou melhor, sua opinião. Estou pensando em ir de bicicleta de lima para punta hermosa. Vc acha muito perigoso em termos de assalto, roubo ou/e acidente de carro? Obrigado!!! Koji

    • 17 de outubro de 2012 at 21:41

      Olá Koji, que bom que você gostou!!
      Bom, acredito que você já deva ter pesquisado, mas não é tão perto, são cerca de 50km. A estrada é muito boa, bem sinalizada e aparentemente segura. Se fosse na parte norte do Peru eu não recomendaria. Mas se essa é mesmo sua vontade acho legal perguntar aos locais assim que chegar em Lima como está as condições e segurança da estrada Panamericana Sur.
      Espero ter te ajudado!
      Cris

  2. Thiago
    9 de dezembro de 2012 at 23:04

    Olá Koji blz?

    Boas dicas amigo! Veja se pode me ajudar. Estou indo para o peru para surfar, mas também para passear com a namorada, já sei que em puta hermosa não tem muito o que fazer fora o surf. Você acha muito fora de mão ficar em Lima, alugar um caso e ir a punta hermosa surfar?
    Nào sei se fico os 7 dias em lima, meio a meio, mas se não form muito complica ir de carro devo optar por isso.

    Forte abraço!
    Thiago

    • 10 de dezembro de 2012 at 10:24

      Olá Thiago,
      Se você estiver na secura de surfar acho que será dificil conseguir dividir os dias, por que você vai querer ir todos os dias a praia.
      A distancia entre Lima e Punta Hermosa é de 50km, é tranquilo fazer o trajeto de ida e volta no mesmo dia. Para sua namorada pode ser melhor sim ficar em Lima, que enquanto você surfa ela conhece a capital que tem diversas coisas para fazer.
      A praia de Punta Rocas é ótima para surfar e tem infra-estrutura, sua namorada pode te acompanhar nessa.
      Espero ter ajudado.
      Abç,
      Cris

      • Thiago
        10 de dezembro de 2012 at 10:43

        Olá Cris,

        Obrigado pelo retorno, tem me ajudado sim!! Mas surgiu uma outra dúvida…rs
        Muitos blogs falam que o transito de Lima é caótico. Sendo assim você acha arriscado alugar um carro para fazer esse role diariamente. Lima / Punta Rocas Lima?
        Abraços

        Thiago

  3. 10 de dezembro de 2012 at 10:52

    Olá Thiago,
    Para quem está acostumado com o transito do Rio ou São Paulo, não vai estranhar o transito de Lima.
    Realmente na capital o transito é mais confuso, mas na Panamericana Sur não é tão intenso.
    Não acho que o transito seja um problema, mas se estiver inseguro deixe para alugar o carro lá que ao chegar você já vai sentindo o clima.
    Abç,
    Cris

  4. Victor
    3 de janeiro de 2013 at 17:46

    Dicas Valiosas!!!

  5. carlos
    24 de junho de 2013 at 9:33

    em relaçao a assaltos?? em lima e punta hermosa

    • 24 de junho de 2013 at 11:23

      Olá Carlos, eu achei tanto Punta Hermosa quanto Lima cidades tranqüilas. Não fiquei sabendo de nenhum assalto ao contrario do norte do Peru que eu ouvia muitas historias de assaltos. Mas como toda cidade grande tem que ser atento e não dar mole com os objetos de valor. Espero ter ajudado!

  6. isalma
    19 de março de 2014 at 23:49

    ola, adorei seu blog! gostaria de saber se existe onibus de lima para punta hermoza. ja estou em lima.
    grata

  7. Anderson de Abreu
    29 de setembro de 2014 at 13:54

    Olá, parabéns pelo blog, tou pensando em ir para punta hermosa em julho, queria levar minha namorada, encontrei outro blog falando para n levar namoradas, senão elas morrem de tédio, huahuaha É tão tedioso assim? Tem night em punta hermosa? barzinhos, lojas etc?

    • 29 de setembro de 2014 at 14:42

      Olá Anderson, que bom que gostou do blog! Então, Em Punta Hermosa realmente não tem muito o que fazer. Lá não tem lojinhas legais, nem barzinhos legais. Vai depender do gosto da sua namorada, pq ela pode se divertir passando o dia na praia, conhecendo as praias da região. Lima fica pertinho e ela pode ir passar o dia lá ou vocês irem para sair na noite. Eu como gosto de viajar e conhecer lugares diferentes não morri de tédio lá. Se ela for parecida acredito que ela também não vá morrer de tédio, rs. Espero ter ajudado e Boa viagem para vcs!

  8. Rafael Teixeira
    30 de setembro de 2014 at 12:43

    Gostaria de saber se tem a possibilidade de sair de Punta Hermosa e ir até Machu Picchu???
    Qual seria o tempo de viagem??
    Valeuuu

    • 30 de setembro de 2014 at 14:36

      Olá Rafael! Para ir para Machu Picchu tem que ir para Cusco. E para ir para Cusco você terá que pegar um ônibus ou avião de Lima. O tempo de ônibus para Cusco é de 14 horas e de avião é 1 hora.
      Espero ter ajudado e boa viagem!

  9. Renata
    21 de outubro de 2014 at 16:29

    Gostaria de saber como é o clima tempo em janeiro? é muito frio?

    • 21 de outubro de 2014 at 16:44

      Olá Renata! Em janeiro é quente em Lima e Punta Hermosa. Só faz frio em Cusco pois é alto. Bjs

  10. Laura
    23 de julho de 2015 at 0:08

    Oi Cris, vc tb surfa? eu e meu marido surfamos, mas sou nível “iniciante” rsrs… vc sabe se lá tem opções de ondas mais fáceis, etc? onde vc acha que é melhor de ficar (hospedagem): punta rocas, playa norte, playa blanca,..?? Quando é melhor de ir, inverno ou verão?Super obrigada, Laura.

    • 24 de julho de 2015 at 8:50

      Oi Laura, costumava surfar e também era nível iniciante, rs.Em Punta Hermosa tem sim condições de ondas para iniciantes, inclusive na Playa Blanca tem uma escola de surf. Eu fiquei em Playa Blanca e gostei, lá tem um pequeno comércio, enquanto que nestas outras praias só é a praia mesmo. Na minha opinião é melhor ir no verão, que a região está mais movimentada e animada, mas para quem prefere sossego acho que o inverno é a estação. Espero ter ajudado e boa viagem! Cris

  11. Marina
    16 de setembro de 2016 at 13:24

    Show!!!
    Obrigada por compartilhar sua experiência, estamos pensando em janeiro fazer um surf em Punta Hermosa…bem mais tranquila depois que li seu blog! Bjs

    • 20 de setembro de 2016 at 10:14

      Oi Marina! Que bom que ajudei! Boa viagem e boas ondas! bjs

  12. Gustavo
    13 de janeiro de 2017 at 10:24

    Boas dicas!

    Estou querendo ir em Fev… sabe me dizer a temperatura da agua? se preciso levar long ou é tranquilo.

    Obrigado,

    Gustavo

    • 13 de janeiro de 2017 at 11:12

      Olá Gustavo! Que bom que vc gostou. Recomendo levar o long john sim! Boa viagem e boas ondas!

  13. Viviane
    13 de maio de 2017 at 23:26

    Oi, Cris! Parabéns pelo site, muitas informações legais.

    Estamos indo ao Peru próximo mês e ainda não definimos nosso roteiro…meu marido surfa e eu não! Sabes qual o clima em Junho? Dá pra pegar uma praia enquanto ele surfa?
    Qual o melhor transporte para ir de Lima para Punta Hermosa?
    Foste ao Norte? Pacasmayo, Chicama?

    • 15 de maio de 2017 at 10:34

      Olá Viviane, obrigada! Então junho é inverno, então pode estar frio mas com sol. O bom é que Lima é seco e nessa época as chuvas são mais escassas. Para ir de Lima para Punta Hermosa pegue o ônibus na rodoviária. Não tem direto para lá,vocês terão que descer na estrada, mas é pertinho da praia, sem grandes problemas. Eu não conheço o norte. Espero ter ajudado e boa viagem!

  14. hianschel de lima borges
    11 de setembro de 2018 at 11:50

    Li tudo rsds
    Estou indo pra lá semana que vem
    Valeu pelas dicas
    Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *