Cancun

Fui para Cancun a muitos anos atrás (em 1999), muitas coisas devem ter mudado, mas os principais pontos turísticos não mudaram, por isso escreverei sobre a minha experiência por lá.

Cancun se divide em duas zonas: o centro, na parte continental, onde vive a maior parte da população e se encontram os hotéis, restaurantes e lojas de menor escala; e a zona hoteleira, onde está a maioria dos hotéis, shoppings, restaurantes e night clubs. Esta parte se situa sobre uma península de 13 Km ao lado do Mar do Caribe.

mapa turístico - fonte: http://www.flot.com.br/cancun/mapa_zh.jpg

Eu fiquei no hotel Aquamarina Beach, de longe era o hotel mais bonito da Zona hoteleira, mas os quartos eram grandes, confortáveis, com piscina, uma jacuzzi e praia particular.

Para quem quiser conforto alugar um carro é uma opção, mas para quem quiser economizar andar de ônibus é muito fácil, como a cidade é pequena dá para ir de ponta a ponta.

Cheguei a ir na zona central de Cancun para ir ao mercado e conhecer a vida dos mexicanos fora da zona turística. Na época a inflação era alta e os alimentos básicos, como o pão, tinham os preços fixados. Há muitas lojinhas de artesanatos e os donos ficavam chamando a gente para entrar. Eles gritavam: Brasileños, brasileños, venga venga, chegava a ser chato tanta disputa por nós.

Vamos aos passeios:

Riviera Maya

Playa del Carmen-  é a cidade mais importante da Riviera Maia, a 65 K de Cancun. Esta praia sempre aparece em filmes e seriados americanos, ou seja: tem agito, muito hotéis e resorts. É o ponto mais próximo para os passeios abaixo (Xcaret, Tulum e Xel-Ha). Mas este passeios também podem ser feitos em um dia saindo de Cancun.

Parque Eco Arqueológico Xcaret - este passeio eu fechei com uma agencia, fica a 45 minutos de Cancun. Lá é o lugar para nadar com golfinhos. Diversos aquários naturais que podemos mergulhar, praias, rio subterrâneo e animais como panteras e borboletas.

Tulum - o passeio pode ser feito em um dia. Tulum é um lugar incrível, de deixar o queixo caido. União de sítios arqueológicos, praia e cenotes de águas cristalinas. Fica a 131 km de Cancun. Há opções de estadia na praia.

Tulum

 Xel-Ha - é do mesmo modelo que o Xcaret, um parque aquático com praias, cavernas e golfinhos.

Praias e Ilhas:

Isla Mujeres - o barco para esta ilha sai  de três lugares, dois deles na Zona Hotelera: na Playa Tortuga (poucas saídas) e no Embarcadero (de meia em meia hora). O outro ponto de embarque fica em Puerto Juárez. A travessia dura 20 minutos; a passagem ida e volta custa 15 dólares por pessoa. Durante a viagem o funcionário do barco vai oferecer várias coisas para fazer em Isla — mergulhar em recifes próximos, alugar um carrinho de golfe, visitar tartarugas marinhas, até mesmo ver tubarões-baleia. Mas para mim a ilha vale a pena só por oferecer a chance de pegar praia sem prédios em volta. Eu fiz o mergulho e foi incrível a água é muito clara e tem muitos peixes e corais.

Ilha Cozumel -  é considerado o melhor lugar para fazer snorkel.  O acesso se dá por um ferry que sai de Playa del Carmen, a viagem dura 45 minutos. Há também pequenos barcos que podem levar até à ilha. Dá também para ir de avião desde Cancun. Para quem foge da agitação pode ser uma boa se hospedar na ilha, já que é mais tranquila que Cancun. A ilha oferece diversos atrativos como: Parque Chankanaab (Parque Nacional Marinho), Farol Celarain, Sitio arqueológico San Gervasio, Museu da ilha e passeios para as barreiras de corais.

Playa el Mirador - também é conhecida como a  Praia Delfines. Como o próprio nome indica, é uma das vistas mais importante e espetacular do Mar do Caribe em Cancun. No lado oeste se tem uma visão geral da lagoa Nichupte e parte do Rei arqueológico.

Lagoa Nichupte – a lagoa fica do lado oposto ao mar, a divisão entre os dois se dá pela  Boulevard Kukulcan. Eu só não fui passear na lagoa, pois funcionários do hotel me disseram que haviam muitos crocodilos. Depois procurei saber se a informação estava correta e li que realmente há crocodilos mas que são de uma espécie não agressiva. Mesmo assim já houveram ataques a turistas desavisados. Em algumas partes da lagoa é possível praticar esportes e diversos restaurante e bares dividem o espaço com ela.

Sítios Arqueológicos:

Chichén-Itza - Para mim foi o melhor passeio. É lá que fica a Pirâmide  de Kukulcán  aquela da propaganda da fanta (denunciei a minha idade, rs).  Recomendo fazer com um guia, pois há muita história sobre os costumes dos Maias. Era um templo onde se apreciam seus conhecimentos astrológicos. Fica a 170 Km de Cancun. No passeio que eu fiz, na volta nós paramos em um cenote: Ik-Kilmaravilhoso, com uma água muito azul, não esqueça a roupa de banho.

Chichén-Itza

 

Yamil Lu’um - localizado na zona hoteleira, km 12 da Boulevard Kukulcán, próximo ao hotel Sheraton. O monumento principal é o Templo del Alacrán. 
 
Ruinas El Rey – Também na zona hoteleira, km 18 da Boulevard Kukulcán.
 

Shoppings, restaurante e night clubs em Cancun:

Shopping Plaza Caracol e Kukulcan Plaza - são os principais shoppings.

Rain Forest Café - restaurante com tema: Floresta Tropical, as crianças adoram ver a árvore que fala.

Coco Bongo - tem uma noite muito divertida, um bom lugar para dançar. A noite é aberta com shows de luzes e acrobacias.

Dady O - é uma das melhores boates de Cancun, depois de ir a várias outras boates eu sempre terminava a noite nesta.

Sr. Frogs – Bom para comer e fazer um pré-night.

Hard Rock Cafe e Planet Hollywood – dispensa comentários, são só mais um restaurante da rede.

Ballet Folklorico de Cancun - no Cancun Convention Center, toda noite fazem apresentação com as danças típicas do país, no espetáculo está incluso jantar tipo buffet com comida tradicional. Eu adorei a apresentação, a dança dos Maias é a melhor.

Ps: Para ir ao México é necessário passaporte e visto.

Links úteis:

Serviços de Ferry:  Ultramar e a México Water Jets

Voos internos: MayAir

Consulados do México no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *