Vulcão Villarrica – Pucon

Assim que chegamos reservamos a ida para o vulcão, segundo o motorista do transfer o tempo estava para mudar e a manhã seguinte seria a melhor hora para subir o vulcão. Uma recomendação do próprios chilenos é se o tempo está bom suba o quanto antes o tempo lá é muito instável. Outro detalhe é que só é possível subir ao vulcão com guias.

No mesmo dia fomos na agencia, para ver tamanhos da roupa e reservar os sapatos. Eu como curto essas caminhadas não precisei reservar o sapato para neve, pois eu havia levado o meu. Todas as agencias de turismo oferecem o material completo para a subida. É necessário calças e casacos corta vento, cachecol, óculos, capacete, uma mochila com picareta, luvas, piolet e uma capinha para cobrir o bumbum e descer escorregando na neve. Antes de reservar o passeio sugiro ver o estado dos materiais. A agencia que nós contratamos tinha um material um pouco sujinho. Na subida comparando com os outros grupos as roupas da Andesmar eram as que estavam em melhor estado.

A agencia que nós fomos foi a do hotel Geronimo, antes de fechar os passeios sugiro pesquisar com outras agencias e ver o material oferecido.

Na manhã seguinte acordamos as 05:30 da manhã para tomar o café e esperar a van que iria nos buscar as 6 da manhã. Saindo do hotel fomos direto na agencia colocar todos os equipamentos e depois seguimos para o Parque Huerquehue, onde se inicia a subida.

A subida e descida pode levar até 11 horas tudo vai depender do tempo e do ritmo do grupo. Algumas pessoas desistem no início e os guias o tempo todo incentivam a desistência antes de começar. Algumas pessoas do meu grupo não tinham o costume de fazer longas caminhadas e sobreviveram, faça um esforço a paisagem irá compensar.

Vulcão Villarrica

Assim que chegamos lá o tempo ainda estava limpo. A primeira parte da caminhada é feita num teleférico. Antes de subir no teleférico os guias explicaram que poderíamos ir andando, mas que seria uma caminhada muito íngreme e duração de 30 min. Toda esta explicação é porque o teleférico não está incluso no preço do passeio e tivemos que pagar a parte (custou cerca de R$20,00). Mas eu recomendo ir de teleférico. Para os que tem medo de altura o teleférico não tem grade de segurança, fiquei completamente enroscada no banco, rs. Outra coisa, estava um vento muito frio e meu pé ficou duro e quando eu fui descer do teleférico eu senti um choque no pé, detalhe que eu quase causei um acidente, abafa.

Teleférico

Depois que todos desceram do teleférico se inicia a caminhada, tem partes na terra e partes na neve. No caminho muitas pedras formadas pelas lavas do vulcão.

Antes de começar a parte da neve os guias dão uma explicação de como devemos utilizar os equipamentos  e de como reagir caso escorregar. A partir daí colocamos o piolet e usamos a picareta. Essa parte para mim foi a melhor de todas, me senti num documentários do Discovery Channel. É preciso ter muito cuidado pois a neve escorrega muito e um escorregão pode causar sérios danos. A sensação térmica nesta hora chegou a -4°C, muuuito frio.

Grupo Andesmar, olha a roupa como era novinha!

Infelizmente o tempo começou a fechar e a nossa visão estava sendo prejudicada, então o guia parou o grupo e nos deu duas opções: continuar até o topo e não ver nada do vulcão, mas correndo um grande risco de vida, pois segundo ele pedras do tamanho de um carro podem despencar desde lá de cima ou descer. Bom, depois de ele repetir diversas vezes que se a gente continuasse poderíamos morrer, nós paramos a subida e começamos a descida.

o tempo já fechado

A descida é muito divertida, nós colocamos um protetor no bumbum e escorregamos pela neve, ficamos que nem criança, rindo e brincando naquela neve.

Apesar de não conseguirmos completar a subida por causa do tempo, a subida valeu a pena pela diversidade da paisagem e a grande aventura que foi a caminhada. No final nós acabamos exaustos o passeio.

No mesmo dia do passeio ao vulcão é recomendado fazer as termas Pozones, para relaxar os músculos.

Algumas agencias:

Andesmar

Aguaventura

Araucana Tour

Trancura

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *