São Miguel dos Milagres – AL

São Miguel dos Milagres é um dos poucos lugares que ainda é pouco explorado no Brasil. Possui praias quase desertas e coqueirais que parece não ter fim, além de estar na costa dos corais que faz parte do que chamam de “Caribe Brasileiro”.

Passei um feriado incrível lá e não poderia deixar de compartilhar esta experiência.

Como chegar:

Eu peguei o voo para Maceió, mas também pode ser de Recife, as distancias são praticamente as mesmas.

Nós chegamos na madrugada de sexta-feira do dia 16/11 alugamos um carro e fomos descobrir como se chegava a São Miguel dos Milagres. Após ouvirmos algumas pessoas dizendo que o trajeto não era bem sinalizado e que nesta época do ano há muitos caminhões de cana-de-açúcar, nós começamos a ficar preocupados. Para nossa sorte,  que na hora não parecia, um casal de amigos não conseguiu alugar um carro e por isso tiveram que tomar um táxi do aeroporto. Que no final foi a melhor coisa que aconteceu pois nós só precisaríamos nos preocupar em  seguir o taxista.  E realmente naquelas circunstancias não sei se conseguiríamos chegar ao nosso destino, pelo menos iríamos perder muitas horas tentando nos achar naquela estrada pouco sinalizada.

Onde ficar:

Eu fiquei na praia de Porto da Rua, na  Pousada do Sonho que  ficava praticamente na areia da praia.

O staff da pousada é muito prestativo e atencioso. As fotos do site da pousada não fazem jus a ela, fui surpreendida positivamente com os quartos e a decoração.

Pousada do Sonho

Os passeios:

Os principais passeios são: a visita á piscina natural, visita ao peixe-boi, passeio a cavalo e o passeio de buggy pelas principais praias.

A Praia do Toque é considerada a mais bonita da região e  é onde fica a famosa piscina natural. Para fazer o passeio é cobrado cerca de R$30,00 por pessoa, a jangada sai da Praia de Porto da Rua em frente a Pousada do Sonho.

Piscina natural

Para fazer a visita do peixe boi no Rio Tatuamunha, tem que ir até a sede do IBAMA em Porto de Pedras. Na alta temporada é recomendável que faça reserva para o passeio pois existe um limite diário de pessoas. O valor é de R$30,00 por pessoa. O passeio se inicia no mangue e termina no Rio Tatuamunha onde está o aquário para adaptação do peixe-boi. Alguns dos peixes-bois que já foram liberados seguem vivendo ali.

Mangue

peixe-boi

Como estávamos de carro, no ultimo dia fizemos o percurso Porto da Pedra, que incluia a praia do Patacho e praia de Lages, até Jarapatinga. Para chegar em Jarapatinga pegamos uma balsa em Porto da Pedra. Na travessia uma bela vista do rio, do mar e do farol.

Rio Tatuamunha

Terminada a travessia paramos na primeira praia que nos foi recomendada Praia do Boqueirão. A praia é digna cenário de filme, deserta e com águas bem claras, mais claras até que na praia do Toque já que a água do rio não interfere na coloração.

Praia do Boqueirão

Após passar as falésias terminamos almoçando na Praia de Jarapatinga.

falésias e Jarapatinga atrás

Na volta paramos para fazer fotos na Praia Patacho e Lages.

Praia de Lages

Onde Comer:

Restaurante do Enildo, na praia de Porto da Rua.

Barraca do Tibiro – na praia de Porto da Rua.

Restaurante Manzuá – em Porto da Rua.

Choupana do Guaiamum – em Jarapatinga.

Não deixe de provar a tradicional cocada de forno!

1 comment for “São Miguel dos Milagres – AL

  1. 18 de janeiro de 2013 at 20:09

    Que lugar incrível!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *