O legal de sempre voltar para o mesmo lugar nas férias é que a cada ida descobrimos coisas novas. Este ano minha novidade em Punta del Este é a fazenda Punta Lobos que tem uma produção artesanal e nada amadora de azeites. Grande conhecido de renomados chefs brasileiros é chamado de Channel n°5 dos azeites.
Para encontrar a fazenda não foi nada facil. Numa ida ao Fasano Las Piedras vi a placa de Punta Lobos na mesma hora fiquei super animada de ir em busca do famoso azeite, mas acabamos adiando para o dia seguinte.
No dia seguinte fomos atrás da placa e esperando outra placa logo em seguida passamos por varias fazendas naquela estrada principal e nada de Punta Lobos. Chegamos até a cidade vizinha de Maldonado, San Carlos, e então percebemos que estávamos no caminho errado. Voltando ao Fasano, recebemos a informação que teríamos que pegar a entrada para “El Quijote” e logo em seguida na bifurcação pegar a esquerda. Depois de 40 minutos de muitas idas e vindas chegamos em um portão de metal escrito Lobos e placas de “propriedade privada” e “proibido passar”. Ficamos um pouco intimidados mas insistimos. Passamos por um lindo campo cheio de ovelhas que dão vontade de apertar e nenhuma indicação que ali teria alguma loja que vendia o tal azeite. Chegamos a pensar que a tal lojinha não existia, porém depois de descermos um pouco mais pelo terreno, chegamos num estacionamento com uma placa do Azeite Punta Lobos. Logo pensei: Oba conseguimos!
Fomos recebidos por Lucca e sua mulher Thais (brasileiros), que nos contaram que estavam reabrindo a loja justamente naquele dia e que nós eramos os primeiros clientes. Lucca é o filho mais velho de Mario Cohen o fundador do azeite Punta Lobos. Lucca e Thais foram muito simpáticos e nos ensinaram a degustar os azeites. Ainda provamos um delicioso vinho branco e conhecemos a pequena fábrica que fica em frente a lojinha. Logo de cara vimos que a produção é artesanal e que os detalhes são bem pensados, como as garrafas dos azeites, os rótulos e as embalagens.
Os azeites vendidos lá são: o “intenso”, daqueles que ardem a garganta (segundo Lucca se houver uma tosse no final da degustação é por que o azeite é bom, e eu garanto que nós tossimos), o “suave” e os aromáticos de limão e manjericão. Além dos azeites, Punta Lobos também produz e vende um vinho branco e um sabonete de azeite e lavanda.
Nota 10 para o azeite Punta Lobos e o atendimento de Lucca e Thais.
Cris, esse azeite parece maravilhoso!
Quero provar 😉
Cris por favor me ajude. Segui suas indicações mas não consegui encontrar a bendita loja do azeite p. Lobos. Cheguei a entrar na fazenda e andei bastante lá mas mesmo assim não achei. Acredito que não tem mais recepção de visitantes por lá. Você acha que eu deveria voltar lá? Por favor se puder me escrever lhe agradeço. renesaccardo@gmail.com
Olá Rene,
Vc pode ligar para o celular deles 094 2424 77,procurar por Luca ou Thaís. Eles são brasileiros!
Tem também a opção de mandar mensagem pela página do facebook ou pela página do instagram.
Espero ter ajudado!
Abç,
Cris Abreu
Cris, estou indo a Buenos Aires em outubro em seguida colonia, Montevideu e finalizando a viagem no final de semana em Punta. Gostaria de saber se vale a pena ficar em punta no fds ou voltar para Montevideu.
Olá Catia! Na minha opinião vale a pena passar um fim de semana em Punta. Punta tem muitos atrativos até mesmo no inverno! Boa viagem! Cris